Textos/Texts‎ > ‎

Muito obrigado a todos os colegas que fizeram o V EMEP possível. #VEMEP2016

Trabalhar com a língua portuguesa no estrangeiro é uma luta sem fim, mas em boa companhia. Há tantas coisas que condicionam as nossas ações, que às vezes é difícil saber por onde começar, mas com a garra dos nossos colegas, tudo é possível. 
Durante todo o ano, a AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese procura promover as melhores práticas no ensino e aprendizado da língua portuguesa e disponibilizar as condições para que os professores de português tenham a oportunidades de desenvolvimento profissional. 
Este ano, em agosto, realizamos o V EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português  #VEMEP2016, o nosso fórum anual de trocas de ideias inovadoras com profissionais de todo o mundo. O EMEP é um evento que continua a crescer devido à generosidade de colegas comprometidos com o ensino da nossa língua e que se dispõem a compartilhar as suas pesquisas, técnicas e metodologias durante o encontro. 
Quero agradecer à University of California, Berkeley na pessoa da Professora Deolinda M Adao, que nos abriu as portas e possibilitou fazer o encontro no seu campus tão bonito e cheio de história e tradição. Também preciso agradecer profundamente ao Cônsul Nuno Mathias do Consulado de Portugal em San Francisco e ao Cônsul Adjunto Juliano Alves do Consulado Brasileiro na mesma cidade. Foi muito reconfortante para todos os participantes no encontro ouvir dos nossos diplomatas a atenção que tanto Portugal quanto o Brasil dão ao trabalho que os nossos colegas desenvolvem nos Estados Unidos e em outros países.   
O EMEP não teria sido possível sem o trabalho incansável da equipa da ATOP, por isso agradeço à Anete Arslanian, à Beatriz Cariello, à Adriana Milhomens GiovaniNi, à Ana Paula Fabian Freire e ao Rodrigo Maia; pessoas sérias e comprometidas com um trabalho que é voluntário, e que é feito com um sentido de missão que merece todo o nosso respeito e gratidão. Muito obrigado também aos membros do nosso conselho consultivo: Ana Clotilde Thome Williams, Ana Lucia Lico, Ismênia Sales de Souza, Ivian Destro Boruchowski, Célia Carmen Cordeiro e Lia Fernandes, que nos guiaram em todo o momento do processo da organização, que nos chamam à atenção para detalhes importantes e garantiram que o EMEP fosse uma experiência positiva para todos. O que eles todos fazem por nós, pelos nossos alunos, pelos nossos filhos e pelas nossas comunidades é um grande motivo de orgulho para toda a família da AOTP. É um privilégio poder trabalhar com um grupo de pessoas tão espetacular, para quem nenhum trabalho é demasiado pequeno ou pouco importante, desde fazer cópias, a encher as pastas, colar etiquetas ou transportar caixas pesadas, colocar garrafas de água em cada sessão ou sacrificar a sua participação como ouvinte no encontro para tomar conta da mesa de credenciamento. Não há palavras para expressar o prazer que é trabalhar com esta equipa e o profundo respeito, admiração e amizade que tenho por cada um de vocês.
O V EMEP não teria sido o mesmo sem as contribuições das nossas palestrantes plenárias. Muito obrigado à Professora Celia Bianconi da Boston University pela fantástica palestra, claramente preparada com tanto carinho, que compartilhou a possibilidades de um programa de formação de professores de português como língua estrangeira com tanto sucesso como o Startalk. Foi extremamente motivador conhecer os fundamentos científicos em que se baseia este programa e poder mostrar resultados positivos de forma tão clara. Também agradeço à Professora Edleise Mendes da Universidade Federal da Bahia, que nos trouxe o paradigma das línguas pluricêntricas e nos mostrou como a língua portuguesa é um bem compartilhado longe de ter alcançado o seu pleno potencial, e que nós, instrutores de português, temos o poder do coletivo do nosso lado e podemos levar a nossa língua a novos espaços, e através dela e das nossas ações podemos ajudar a diminuir as dores deste mundo.   
Na sessão de abertura do V EMEP anunciei que o Portuguese Language Journal vai passar a ser a publicação académica da AOTP para a profissão. Esta publicação tem 10 anos e resulta do trabalho intenso da Professora Mary Risner da University of Florida, que generosamente aceitou, na primeira hora, facultar este grande recurso à nossa organização e aos nossos membros. Não tenho palavras para expressar a importância do trabalho da Professora Risner pela língua portuguesa; trabalho que ela tem encarado em tantas frentes, com uma entrega notável que muito agradecemos e reconhecemos como excecional.   
Fico também muito grato ao Nuno Marques da editora Lidel, à Marcia Macedo da First Class Idiomas, à Magali Matsuda do Elefante Letrado e à autora de livros infantis Kate Morejohn, por terem vindo compartilhar com todos os participantes o material pedagógico com que trabalham. É muito positivo para todos podermos ter uma ideia do que mais recente se produz para o ensino da nossa língua nos mais variados contextos. 
Uma palavra de apreço também para o Center for Latin American Studies da University of Florida pela ajuda, e também à Casa do Brasil no México, na pessoa do colega Roberto Martínez, pelo renovado apoio ao encontro.   
Finalmente, caros membros da ATOP, nossos amigos e colegas, muito obrigado por abraçarem este encontro e por todo o trabalho que vocês se disponibilizaram a compartilhar, muito dele resultado de anos de pesquisa e práticas pedagógicas e que merecem todo o nosso respeito, reconhecimento e atenção. Obrigado aos que moderaram as sessões, aos que alimentaram os debates, aos que fizeram perguntas que ainda estão a gerar conversas e a todos os que vieram como ouvintes e obsequiaram com a sua presença todas as sessões do encontro. Quero dar os meus parabéns à professora Layane Santos da Universidade Federal de Goiás e da Universidade de Brasília, por ter ganho a Bolsa de viagem da AOTP de 2016, esperando que a participação tenha sido produtiva.   
No próximo ano, o VI EMEP vai-se realizar na Florida International University a 4 e 5 de agosto, e quem nos abre as portas é a Professora Augusta Vono, essa grande batalhadora pela língua portuguesa nos Estados Unidos. A chamada de trabalhos será lançada nos próximos dias através do website www.emepsite.com.    
E é assim, é com o esforço coletivo de cada um destes colegas e amigos que conseguimos contribuir, dentro das nossas possibilidades, para o futuro da língua portuguesa e dos seus falantes. O meu muito obrigado e reconhecimento a cada um. Contamos com todos no próximo ano. Até lá.